quarta-feira, 27 de maio de 2009


SOGIL 55 ANOS


A Sogil, neste dia 25 de maio de 2009, completa 55 anos e para festejar promove uma viagem simbólica com um Eliziário de 1965. Esse ônibus rodou na década de 60, foi vendido e logo depois localizado e restaurado por Fernando Ribeiro (atual diretor da Visate de Caxias do Sul) e entregue a Sogil em 1995. A viagem simbólica feita pelo carro de prefixo 8 iniciou na rodoviária de Gravataí às 9h com destino a Porto Alegre. Na ida o caminho foi DIRETO via parada 59 e na volta foi DIRETO via freeway.



ANTIGOS EXECUTIVOS DA VICASA


Na garagem da Vicasa em Canoas a velhos executivos que estão sendo tomados pelo pó por dentro se você entrar você sai sujo de tanto pó eles poderião lavar esses carros que dizem que estão aposentados mas de vez em quando eles saem da garagem e dão uma volta pelas rotas da ulbra ou serviço fretado pela Vicasa. Os ônibus estão em condiçoes ótimas de circulação esses tempos fui na garagem eu ouvi o ronco do motor maravilhoso como se fosse 0km estão pintados como polo sul mas jah estão com a pintura antiga da Vicasa a maioria pesso apoio de vocês para reativarem estes carros
CARTÃO DO TEU!

A partir de 01/06 será aceito apenas o cartão eletrônico TEU ou dinheiro
O transporte de passageiros na região metropolitana, adotará somente bilhetagem eletrônica a partir de 1º de junho. Nesta data, os tíquetes e fichas ainda em circulação deixarão de ser aceitos para o pagamento das passagens. As empresas precisam informar seus usuários 15 dias antes.
Quem ainda tiver fichas de vale-transporte poderá trocá-las por créditos eletrônicos, no posto de venda do cartão TEU! localizado no Largo Visconde do Cairú , Centro de Porto Alegre.










ÔNIBUS NOVO NA SOGAL








São 64 modernos novos veículos sendo 34 ônibus urbanos carroceria Marcopolo Torino - G6, com chassis Volkswagen adaptados para portadores de necessidades especiais, 10 midis (veículo com capacidade para 36 lugares) e 20 seletivos poltronas altas, janelas panorâmicas e ar condicionado, considerando ainda a utilização do motor eletrônico, que aliado ao uso do óleo diesel metropolitano, contribui para a preservação do meio ambiente. Os novos veículos fazem parte das perspectivas da empresa para a excelência operacional, contando com uma equipe dinâmica e eficiente, a experiência no segmento e a capacidade de quem busca o bem coletivo.






SENIOR MIDI EM CANOAS



A frota da SOGAL ganhou novos ônibus, com características diferenciadas - os chamados midi: 36 poltronas altas, ar condicionado, janelas panorâmicas, além do sistema de bilhetagem eletrônica. A entrega à comunidade ocorreu na quarta-feira, dia 08 de abril, em frente à escola Caic, no bairro Guajuviras, contando com a participação do prefeito, secretários, vereadores, fornecedores, representantes de associações, autoridades militares, colaboradores da empresa e comunidade. Estes veículos reforçam linhas com maior demanda de passageiros, oferecendo mais conforto e comodidade aos canoenses.






INCÊNDIO NA GARAGEM DA TREVO






O incêndio na garagem da Trevo ocorreu no dia 05/04/2009 as 03h55 da noite o incêndio incendiou 5 carros que estavão num pavilhão tipo oficina de garagem normal os carros foram estes:



1023 MEGA 2006 1127 VIALE c/ar condicionado 1106 comil svelto já desativado 1065 VIALE c/ar condiconado e o 1084 MEGA 2006



FOTOS : Gabriel Souza & MATÉRIA : Jaime Junior






sábado, 21 de fevereiro de 2009

as fotos voce confere no meu orkut
(junior jaime) entrem e este o nome
Seja em tabela de verão, tabela de inverno (oficial), manhã, tarde, noite ou até final de semana, as linhas D72 - Diretão Parque dos Maias via Santa Rosa e D73 - Diretão Parque dos Maias via Fernando Ferrari nunca andam vazias. É um absurdo o tamanho das filas de espera no terminal da praça Parobé.
As filas são tão grandes que muitas vezes cruzam o terminal elevado e muitas vezes são formadas 3 filas de espera.

Filas cruzam o terminal Parobé

As filas de embarque se misturam entre D72, D73 e 731

Acumulam de duas a três filas de espera
Dentro do coletivo, o espaço varia de lotado a super lotado.

Interior do Diretão em uma viagem na tabela de verão
O intervalo de espera nas paradas costuma ter a média de 11 a 20 minutos na D72 e a D73 é mais demorada ainda, varia entre 15 a 30 minutos.

Terminal Parobé lotado
Os Diretões utilizam o terminal elevado - embarque em nível - onde existem portas ao lado do motorista (configuração chamada de pódium) para que os passageiros possam embarcar e desembarcar do ônibus sem degraus. Esse sistema também é utilizado em outras cidades do Brasil como Criciúma/SC e Curitiba/PR, entre outras.
Em Curitiba os Articulados e Biarticulados com desembarque em nível, circulam por corredores especiais com paradas em forma de tubos, onde existe uma rampa acoplada a porta, que desce ao passo que a porta se abre. Essa rampa é para facilitar o acesso ao interior do coletivo pelas pessoas e pelos deficientes físicos (cadeira de rodas).
Em Porto Alegre, nenhum dos carros com desembarque em nível possui a rampa e muitas linhas só utilizam as portas elevadas no próprio terminal do Centro, que é o caso das linhas D72 e D73. A linha TR61 só utiliza nos dois terminais: bairro e centro.
Considerando a superlotação da linha e que o sistema pode receber ônibus com capacidade maior, o consórcio Conorte foi questionado sobre o uso de carros articulados para as linhas diretas e respondeu:
Informamos que as tabelas horárias destas linhas são dimensionadas, em conjunto com a EPTC (Órgão gestor) levando-se em conta critérios técnicos adotados por este órgão, considerando os índices de ocupação por metro quadrado dentro dos perímetros aceitáveis para conforto dos usuários, e também o tempo de viagem (em média 35 minutos) de eventuais desconfortos. Todos estes fatores são características do atendimento a estas linhas.Portanto, não temos previsão para utilização de veículos articulados que teriam maior custo à tarifa do sistema.
A EPTC não foi questionada por não ter o costume de responder.

uma passagem rapida

DEPOIS dos novos Transcal começarem a circular agora esperamos os da sogal em breve fotos